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NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Confira nossas normas para publicação

A REVISTA UNIFAHE EDUCACIONAL, destina-se a publicar artigos que resultam da construção de saberes de professores das diversas modalidades de ensino, bem como níveis de educação, tanto da Educação Básica, quanto da Educação Superior.

1. DAS TEMÁTICAS
Com periodicidade mensal, a revista tem por objetivo divulgar as produções educacionais relacionadas a temáticas que abordem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.

2. DAS PRODUÇÕES
Serão aceitas produções na modalidade artigo acadêmico que contemplem as temáticas supracitadas com características de:
✓ Artigos inéditos (analíticos, de vivências, de revisão de literatura);
✓ Resenhas de obras de interesse à educação.

3. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
Os trabalhos recebidos serão submetidos à Comissão Editorial e publicados após a devida aprovação.
Normas para a redação do artigo acadêmico
O artigo – estrutura do arquivo
• mínimo 10 e o máximo de 20 laudas.
• parâmetros do arquivo: Word for Windows, papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), margens esquerda e superior 3 cm e margens direita e inferior 2,0 cm, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas no corpo do texto.
Organização textual
• Título do artigo em caixa alta, negrito, centralizado no alto da primeira página com espaçamento simples entre as linhas
• Nome do autor por extenso, em caixa alta, alinhado à esquerda. Abaixo afiliação científica contendo titulação, área de atuação e vinculação.

• Retirar as caixas de comentários do texto após as correções da Editora responsável pela Revista.
• Notas de rodapé podem ser usadas no texto ou ajustadas no próprio corpo do trabalho.
• Não colocar ponto final nos títulos e subtítulos ou seções conforme as Normas da ABNT.
• Usar caixa alta e em negrito para todos os títulos. Já os subtítulos devem ser apenas com as primeiras letras iniciais em maiúsculo
• O Resumo constará de um parágrafo (em bloco, sem entrada de primeira linha), apresentando os principais aspectos da introdução, desenvolvimento, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser escrito em parágrafo único, mínimo 100 palavras e máximo 250 palavras, subsequente, de 3 a 5 palavras-chave iniciadas com letras maiúsculas e separadas por ponto e vírgula.
• A Introdução deverá conter objetivos propostos e justificativa. Contudo, não deverão estar separados em partes, retire os subitens e ajuste para texto único.
• Nas citações abrevie o mês até a terceira letra, exceto o mês de maio. Ex.: jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov., dez.
Na citação direta:
• Citação direta de até três linhas será inserida no corpo do texto entre aspas, mencionando (AUTOR, ANO, p.).
Exemplo.: (SILVA, 2016, p. 32).
• Para citações diretas com mais de 4 (quatro) linhas: usar recuo de 4 cm da margem esquerda, em espaçamento simples, fonte 11 (Times News Roman), SEM aspas.
• Antes da citação
Exemplo: Segundo Silva (2016, p. 32) as categorias semânticas pertencentes ao discurso jornalístico concedem ao jornalismo a identificação dos contextos que indicam os valores-notícia.
• No final da citação, anunciar o autor da seguinte forma:
As categorias semânticas pertencentes ao discurso jornalístico concedem ao jornalismo a identificação dos contextos que indicam os valores-notícia. (SILVA, 2016, p. 32).
• APUD (citação de citação), anunciar o autor da seguinte forma:
Exemplo: (SILVEIRA, 1988, p. 69 apud SILVA, 2020, p. 143).

• Nas citações indiretas: Sobrenome do autor e ano.
Exemplo: Segundo Silva (2015) as categorias semânticas pertencentes ao discurso jornalístico…
• Quando a citação não for na íntegra, ou seja, usou-se parte da citação do autor, faça esta indicação com colchetes.
Exemplo: Conforme Silva (2021, p. 33) […] “as categorias semânticas pertencentes ao discurso jornalístico…
• Todos os autores citados no texto devem constar nas Referências.
• Informar a fonte das imagens e inclua as datas de acesso.
• Informar as datas de acesso conforme a ABNT
Exemplo: Acesso em: 21 set. 2021. Disponível em: www.gov.br
• Atualizar as datas dos links de acesso e não esqueça do dia. Ex.: Acesso em: 18 jan. 2022. Não se esqueça de verificar se os links ainda estão disponíveis, porque se não estiverem seu texto deverá ser reeditado.
• Não usar Referencial Bibliográfico e escreva apenas Referências.
• Elaborar as Referências conforme as normas da ABNT – obra em negrito. Exemplos:
FOLHA DE S. PAULO. Mundo. Publicado da Folha online, 06 ago. 2006. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u98609.shtml. Acesso em: 15 jan. 2021.
SILVA, R. L. A caracterização textual-discursiva do artigo de divulgação científica. 2016. 301 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. 127
SILVEIRA, R. C. P. Texto e discurso científico: pesquisa, ensaio e revisão. São Paulo: Terracota, 2012.
Citação de livro com o mesmo autor da citação anterior nas Referências: __. O que ideologia. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. 72 p. (Coleção Primeiros Passos, 13).
Volume sempre no final e com letras minúsculas. Quando não houver data de publicação, indicar entre colchetes e com letras minúsculas
Exemplo: GRANDE enciclopédia portuguesa e brasileira. Lisboa: Enciclopédia, [s.d.]. 40 v.

• Figuras, tabelas, gráficos
Tabelas, fotografias, gráficos e figuras. Devem ser apresentados apenas quando necessários, para a efetiva compreensão do texto e dos dados, totalizando no MÁXIMO TRÊS, informando a Fonte.
a) As figuras devem ser originais e de boa qualidade. As letras e símbolos devem estar na legenda, seguidos da Fonte.
b) As legendas das figuras e tabelas devem permitir sua perfeita compreensão, independente do texto.
• Abreviações / Nomenclatura
O uso de abreviações deve ser mínimo. Quando expressões extensas precisam ser repetidas, recomenda-se que suas iniciais maiúsculas as substituam após a primeira menção. Esta deve ser seguida das iniciais entre parênteses. Todas as abreviações em tabelas e figuras devem ser definidas nas respectivas legendas.
• Observações para serem atendidas na revisão textual
a) Retirar todas as expressões condenáveis do seu texto, exceto das citações literais onde há ocorrências no seu texto.
b) Corrigir os espaços entre palavras e pontuações.
c) Observar que a abreviação de página deve ser sempre p. com letra minúscula.
d) Revisar a escrita das palavras conforme previsto pelas normas ortográficas respeitando o acordo ortográfico.
Exemplos: palavra ideia não tem acento. NÃO USAR o emprego do trema e observar quando é usado o hífen em algumas palavras compostas.
e) Retirar sempre a vírgula depois do verbo. Não se separa o sujeito do verbo.
f) Observar as concordâncias nominais e verbais.
g) Trocar a palavra Conclusão por Considerações Finais.
h) Os conceitos e afirmações contidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, assim como as imagens inseridas.

4. ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA
• TÍTULO
O título deverá ser criativo, original e expressar objetivamente a essência do trabalho. O subtítulo é opcional, devendo ser utilizado somente quando for necessário complementar o título apresentado.
• RESUMO
O RESUMO não é a introdução do artigo, mas sim uma apresentação sumária, da sua totalidade, na qual se procura destacar os aspectos abordados. Deve ser discursivo, e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo aborda. Não se devem citar referências bibliográficas nessa parte. Assim, o resumo tem a finalidade de apresentar, de forma resumida e sequencial, os pontos relevantes do artigo científico, ou seja, o(s) objetivo(s) da pesquisa realizada, a metodologia e os instrumentos de coleta de dados, o local e a população alvo envolvidos na pesquisa e os principais resultados alcançados. Deverá ser escrito em parágrafo único, mínimo 100 palavras e máximo 250 palavras.
• PALAVRAS-CHAVE
De 3 (três) a 5 (cinco) Palavras ou expressões as quais são as mais recorrentes no texto e que caracterizam o tema.
• INTRODUÇÃO
A introdução do artigo deve ser clara e objetiva, no entanto, é preciso trazer implicitamente a justificativa do trabalho abordando “o quê se fez”, “como se fez” e o “porque o fez”. Na introdução, é onde se situa o leitor acerca do tema estudado, por isso, deve haver ali, uma visão global do estudo. Como sugestão, poderá seguir esse esquema facilitador para estruturação dos parágrafos na introdução:
1º PARÁGRAFO DA INTRODUÇÃO: Apresente informações sobre o tema, aproveitando para justificar a escolha e importância do mesmo, bem como, o que te motivou a estudá-lo. Não esqueça que o problema detectado é um dos fatores motivadores;
2º PARÁGRAFO DA INTRODUÇÃO: Explique quais são seus objetivos, gerais e específicos, quanto à realização do trabalho.
3º PARÁGRAFO DA INTRODUÇÃO: De forma sucinta e sequencial, mostre ao leitor os conteúdos que serão apresentados. Por exemplo: O presente trabalho iniciará com um resgate histórico da, bem como, abordará discussões acerca de . Por fim, faça um breve fechamento da introdução, incitando o leitor a adentrar no texto. Em suma, a introdução apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo – o quê?), os objetivos (para que serviu o estudo?), a justificativa (por que a pesquisa foi realizada sobre esse problema de estudo?).
• DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento, o autor (acadêmico) deve expor e discutir as teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada; apresentar as demonstrações dos argumentos teóricos e/ou dos resultados que as sustentam.
O corpo do artigo pode ser dividido em itens, se essa divisão for necessária ao desenvolvimento do estudo e à compreensão de suas subdivisões.
É importante expor os, argumentos de forma explicativa ou discursiva. Fazendo assim, o autor do artigo (acadêmico) demonstra ter conhecimento da literatura básica e do assunto tratado. É necessário analisar as informações publicadas sobre o tema até o momento da redação final do trabalho.
O desenvolvimento exige atenção e dedicação especial, pois é a parte mais importante do trabalho. É onde você irá expor em ordem lógica e coerente, as ideias sobre o tema e a argumentação teórica dos autores utilizados, com as devidas citações diretas e indiretas. É importante que o referencial teórico utilizado seja adequado ao tema de estudo e que esteja atualizado.
Além disso, deve-se utilizar corretamente a terminologia técnica e conceitual que o tema investigado exige e para tal, a bibliografia citada deve ser explorada com qualidade e suficiência. É o momento em que o autor do artigo irá discutir teoricamente com o(s) pensador (es) que já escreveram sobre a temática trabalhada. Na escrita é preciso demonstrar conhecimento profundo acerca da literatura que versa sobre o tema e apresentar, devidamente, as fontes sobre as informações utilizadas.
• CONSIDERAÇÕES FINAIS
As Considerações Finais indicarão a parte em que o acadêmico apresentará se o problema de estudo foi contemplado, bem como as descobertas do texto, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. Nesta parte do artigo são relacionadas às diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor (acadêmico) e as contribuições trazidas a partir do estudo. Cabe ainda lembrar que a conclusão representa um fechamento do trabalho estudado, por isso, que nessa seção não se permite a inclusão de dados novos, além dos que já foram apresentados no desenvolvimento.

• REFERÊNCIAS
As Referências Bibliográficas consistem no conjunto de fontes citadas pelos acadêmicos no decorrer da redação do artigo científico. Os materiais que foram utilizados somente como consulta, mas que não foram citados de maneira direta ou indireta no artigo, não deve constar nas referências bibliográficas. Trata-se de uma listagem dos livros, capítulos de livros, artigos, legislações e outros materiais, tanto impressos como virtuais e digitais utilizados na redação do artigo, apresentados em ordem alfabética a partir do sobrenome dos autores.

•CITAÇÕES
Citação é a menção, no texto, de uma informação retirada de outra fonte, com a finalidade de dar embasamento à argumentação. A citação deve ser usada com seriedade, como forma de enriquecer o texto, fundamentando-o ou esclarecendo-o.
CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL – são as transcrições que reproduzem literalmente as próprias palavras do autor, respeitando-se todas as características formais, concernentes à redação, ortografia e pontuação. A citação deve ser transcrita com indicação obrigatória da (s) página (s) e referência à fonte.
a) citação curta (até três linhas), esta vem incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas, sem itálico.
Exemplo: Oliveira (1998, p.225) afirma que “os protídeos são os aminoácidos naturais que primitivamente eram chamados de proteínas”.
b) citação longa (com mais de 3 linhas): deve ser inserida em um parágrafo distinto, sem aspas, com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitada em fonte tamanho 11, com espaçamento simples. Afastar o trecho citado da margem esquerda da página 4 cm (Formatar/parágrafo/esquerdo 4 cm).

Exemplo:
As diferenças físicas ou um desenvolvimento perceptivo diferente 10 ocasionam, frequentemente, a exclusão do belo, saudável e autônomo, ou seja, a diferença é caracterizada pelo fato de não pertencer aos parâmetros de normalidade constituídos pela sociedade. No entanto, a pessoa com deficiência é capaz de usufruir uma vida plena, desde que sejam feitas as adaptações necessárias (DIEHL, 2008, p. 21).

CITAÇÃO INDIRETA
Ocorre quando se redige o texto baseando-se em trechos de outro autor, sem usar as palavras do texto original. Exemplo: Segundo Driusso e Chiarello (2007), para que o fisioterapeuta conheça melhor o idoso, é fundamental que ele colete algumas informações, como idade, sexo, cor ou raça, profissão e ocupação, pois são dados primordiais para o processo de investigação e triagem da doença.

CITAÇÃO DE CITAÇÃO
Nem sempre é possível o acesso ao documento original. Nesse caso, pode-se reproduzir informação já citada por outros autores, utilizando a expressão latina apud (citado por, conforme, segundo)
Exemplo: Segundo Cunha (1995, apud SHIGUNOV & NASCIMENTO, 2002), prática pedagógica é o cotidiano do professor na preparação do ensino.

5. DO CONSELHO EDITORIAL
Cabe ao Conselho Editorial a análise e parecer das produções, bem como sua indicação para publicação, sendo de sua inteira competência e atribuição a recomendação para publicação.

6. DOS AUTORES (AS)
O conteúdo expresso nas produções, bem como as expressões contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores (as), não implicando na análise do Conselho Editorial.

7. DO DIREITO AUTORAL
A cessão autoral, implica declaração expressa do autor (es) por meio de declaração própria caso parecer favorável a publicação na revista.

8. DO DIREITO A PRIVACIDADE
As informações do autor (es) serão utilizadas exclusivamente a prestação da publicação dos trabalhos, não sendo divulgados para outros fins

Maurício Belo
Editor-chefe

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